sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Chapada dos Veadeiros - 2013



Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros - pic by Marco Sobral

Feliz 2014 galera!!! Namastê!!!! Muita paz, saúde, amor e muitas viagens maneiras!!!! Dei uma sumida do blog – tadinho, já estava com teias de aranha. Ano passado foi de muita correria, mas este ano, aos poucos, vou compartilhando as dicas das últimas trilhas!!! Deixo aqui um roteiro bem “basiquinho”  de cinco dias na  Chapada dos Veadeiros - adaptado  para  trip de uma amiga que não conhecia Brasília , por isso os detalhes nas coordenadas da estrada, não reparem.


Nos últimos anos, o tempo para curtir por um dos lugares mais mágicos do Brasil  e que considero muito especial anda  muito curto.  Em 2013 só consegui a Semana Santa ( se puder, não vá nos feriados, reserve pelo menos 10 dias para curtir com calma as cachoeiras - outra dica, dê preferência para os meses de maio  a setembro - época da seca), como tínhamos pouquíssimo tempo , milhagens na mão e uma grande vontade de apresentar ao maridão as maravilhas do planalto central, acabei cedendo e fui no feriado, adequei os aos vários lugares mágicos a se conhecer, cortei aqui, cortei ali, e saiu o roteiro, que possibilitou ao Marco conhecer um pouquinho da Chapada e a certeza de ter que voltar!!!



Roteiro de 5 dias na Chapada dos Veadeiros – 2 noites em Cavalcante e 3 noites em São Jorge.


Já fui calanga, 23 anos de Brasília me possibilitaram conhecer vários picos do cerrado, hoje, carioca, quando os amigos brasilienses não podem dar uma caroninha,  acabo alugando um carro, indico a Localiza (http://www.localiza.com/reservas/), nas última vezes aluguei um Corsa e um Uno, mandaram muito bem, foram verdadeiros jipinhos, além de econômicos.

- Pegar o carro do lado do aeroporto e seguir direto para Cavalcante. Colocar no GPS- Cavalcante- GO ou Alto Paraíso, dependendo do que for conhecer.

- Para chegar a Cavalcante é preciso passar por Brasília. De lá são mais 320 quilômetros pela BR-020 até Planaltina, em Goiás. Pouco depois da cidade pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.

- Coordenadas para quem não relaxa apenas com as dicas do GPS: Observar as placas do caminho: Flamingo Hotel; Sobradinho; Planaltina; Águas Emendadas - Quando tiver a placa : Formosa – GO (ATENÇÃO): Chegar ao trevo e ficar ligdo nas placas : Alto Paraíso/ Chapada/ São João da Aliança, entrar a direita no trevo e logo a esquerda cruzar a pista por baixo da estrada e seguir na GO-118. Seguir reto e observar a placa São Gabriel/ São João da Aliança/ Alto Paraíso/ Teresina de Goiás.

Cavalcante

Primeiro dia – Chegada a Cavalcante-GO

Quando chegar a Teresina, pegar a GO-241 até Cavalcante aproximadamente 20 km.

- Chegando a Cavalcante prestar atenção nas indicações. Observar que o posto de atendimento turístico (CAT) fica à esquerda da pista, logo na entrada de São Jorge.um pouco depois vai entrar na cidade à direita prestando atenção as placas indicativas das pousadas.

Pousada Aruana ou Morro Encantado – ambas são ótimas.

http://www.pousadamorroencantado.com.br/frames-index.htm - Tel 62-34941079 ou 996847316

http://www.aruanacavalcante.com.br/

E-mail: aruanacavalcante@hotmail.com

Telefones: 62 3494.1562 / 61. 9984.1933 / 62. 9637.2200

- Camping da Déia – 62- 34941311( muito bom também)

- Se chegarem por volta do meio-dia, há duas opções leves de passeio ainda no dia da chegada:

Opção 1: Saída no máximo até 14 horas - Ir até ao Vale das Araras e de lá curtir o pôr-do-sol - A trilha é mediana, fica dentro da pousada do Vale das Araras, quase toda sem muitas pedras e o estacionamento é dentro de uma pousada. Como a área é particular, custa aproximadamente 10 reais por pessoa. A cachoeira possui partes bem rasas, o que dá pra tomar banho sem medo. A água é clarinha e tem bastante sombra.Esperar o pôr –do-sol!

Opção 2: Se for dia de semana, curtir o leito do Rio das Almas, debaixo da ponte, uma praia de areia branca, água limpa, tem um botecão com várias cachacinhas legais, não aconselho ir final de semana pq. rola uma farofinha para lá de básica.

Na cidade de Cavalcante: Ela  não tem muitas atrações turísticas, ao voltarem dos passeios, a dica é comer nos restaurantes de comida caseira, todos simples, mas muito gostosos, como abrem e fecham direto , consultem na pousada, indico os melhores “PF”: Restautante da Rosa e o do Marcel. Além da comida da pousada Aruana e do Morro Encantado , que são deliciosas – mas acho que os restaurantes são restritos aos hóspedes. À noite o lance é ir a pé para a pracinha, comer o crepe do Jurandir, fica numa casa do lado esquerdo da praça para quem vem a pé das pousadas Morro Encantado ou Aruana, as tapiocas na esquina do lado direito da praça , a pizza da Júlia, Bar Cupari e as empanadas da Cervejaria Aracê. Dormir cedo para curtir os passeios do dia seguinte. 

Cavalcante é a porta da frente para quem entra na Chapada dos Veadeiros. Cerca de 70% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que protege a região, está dentro do município. Existem mais de 100 cachoeiras no entorno da cidade, que é circundada pelos cânions da chapada, ideal para esportes de aventura. Dica: durante todas as trilhas observarem as flores e plantas do cerrado, geralmente os guias sabem o nome de todas!!!!!

Cachoeria de Santa Bárbara - pic by Marco Sobral

Segundo Dia - Cachoeira Santa Barbara - Capivara- Candaru (Terra dos Kalungas - Povoado Engenho) – Nesse dia não precisa contratar guia na cidade, prestigiem os guias da própria comunidade kalunga que os conduzirão até as cachoeiras contando histórias sobre o engenho. A sinalização até lá é boa, juntando com as dicas abaixo não há como se perder. Na dúvida, pedir apenas orientação da saída para a Serra de Sant’ana na cidade.

Acordar 6:30hs – aconselho acordar cedo para não pegar as cachoeiras cheias.

Café da manhã as 8:00 em ponto.

Sair as 8:30hs da pousada, no máximo.

Como chegar:Da pousada até a placa Santa Barbara / Povoado Engenho aproximadamente 19km. Pegar sempre a estrada de terra, beirando a Serra de Sant’ana – curtir o visual - A estrada é de terra e tem muitos buracos. Não correr !!! Quando visualizar a placa “Santa Barbara / Povoado Engenho”, entrar/cruzar a direita da estrada e seguir reto mais 8 km até o Povoado Engenho (total 27 km aproximadamente) .Chegando no povoado Engenho contratar o guia no barracão do Engenho . Procurar a guia Maria, caso ela não se encontre, vários guias ficam no barracão aguardando turistas, todos Kalunga – comunidade ( se quiser conhecer um pouco mais sobre essa comunidade quilombola, gostei desse link - http://www.brasiloeste.com.br/2004/05/kalunga/) . Voltando ao nosso roteiro, passar o dia no Engenho, aproximadamente 50 reais a guiagem – dica: dividir com um grupo - Pagar 10 reais por carro.

Dica: Não esquecer de reservar o almoço na entrada do Engenho. Aproximadamente 20 reais por pessoa, vale muito pq. até o arroz é plantado por lá, quase tudo orgânico- delícia.

Conhecer as Conhecer cachoeiras Santa Bárbara, Capivara e Cachoeira Candaru, caso não dê tempo para conhecer todas, abortar esta última, é linda, mas se for para escolher, fiquem com as mais famosas - fotos postadas.

As cachoeiras da Santa Bárbara e Capivara estão entre as mais visitadas. Para chegar até a cachoeira da Santa Bárbara percorrem-se 5 km de trilhas passando por uma região de subtipos de cerrado. A caminhada é leve e o visual da cachoeira compensa. O Rio Capivara proporciona uma trilha, que, apesar de curta, é bem acidentada exigindo um pouco mais de atenção, uma bela cachoeira que vale a pena conhecer, curtir seus pequenos poços, e desfrutar de uma linda vista.

Na volta, quase chegando em Cavalcante, observar as placas, parar para ver a cachoeira Ave Maria- apenas visual, pq ela fica num vale, além disso, parar no mirante onde se observa a cidade de Cavalcante e por trás serra, que também faz parte do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros – fim de tarde lindo.

Opções para noite:

Curtir a pousada ou ir pra pracinha central, dicas de comida que postei acima.

Pocinho da cachoeria de Santa Bárbara - pic by Marco Sobral 

 Parênteses:

Passeios opcionais: Caso tenham mais que cinco dias – vale conferir o passeio abaixo, para variar, reservem um dia inteiro, acordando cedo aconselho contratar um guia no Centro de Atendimento ao Turista, localizado entrada da cidade da cidade, o acesso até lá não é complicado para quem já conhece a região, mas não indico irem sozinhos, numa eventual perda, vão gastar tempo, além disso os guias levam pelas trilhas certas das cachoeiras - Distante, mas se tiverem tempo, vale conferir! A Cachoeira da Prata está localizada a 63 km do centro do município de Cavalcante, fazendo limites com o estado de Tocantins, dentro do território Kalunga. Como chegar: Aproximadamente 60 km de Cavalcante- estrada de terra, 50m de caminhada da acesso a primeira cachoeira são inúmeras em seu percurso tendo há 7 km de caminhada a cachoeira Rei do Prata e seu mirante para o vão do Moleque. Nível de fácil/ difícil. – NÃO VÁ SEM GUIA!!!!!!!

Caso excluam o passeio acima, outra boa dica é a ponte de Pedra – vide no link: http://www.namuchila.com/ponte-de-pedra/ - Se quiserem, barganhem com algum guia da cidade ou montem um grupo na própria pousada.)

Voltando ao nosso roteiro....

Terceiro dia – saída de Cavalcante – Circuito Cachoeiras entre Teresina e Alto Paraíso

- Acordar 6:30hs.

- Café da manhã as 8:00 em ponto.

- Sair as 8:30hs da pousada com tudo pronto.

- Pegar estrada para Teresina rumo a Alto Paraíso. Fazer o circuito das cachoeiras desse caminho.

Média de 10 a 20 reais por carro ou por pessoa em todas as cachoeiras.

1° Cachoeira - Poço Encantado- 10 reais por pessoa.

A Cachoeira Poço Encantado está localizada na Fazenda Rio de Pedra, dentro da Chapada dos Veadeiros, aproximadamente 52km ao norte da cidade de Alto Paraíso-GO e a 274km de Brasília-DF, numa das mais belas regiões de cerrado do Estado de Goiás.Esta belíssima queda de águas cristalinas é cercada por uma vegetação exuberante e muito bem conservada, mais densa nas laterais do resto do morro e mais típica de cerrado nos demais arredores.

O Poço Encantado é um monumento que mede cerca de 38 metros de altura total, divididos entre a parte de baixo da cachoeira com 20 metros e, logo após um pequeno platô, a de cima com 18 metros. Já o poço da cachoeira mede por volta de 50 metros de diâmetro, formando uma maravilhosa piscina natural. E outra característica muito interessante é a praia de areias brancas que muda consideravelmente a cada nova cheia do poço, reaparecendo em belos e variados tamanhos e formatos.

De Cavalcante- Poço Encantado - 33km no total.

Quando chegar em Teresina percorrer mais 12km. Atentar.

Observar a placa indicativa da Cachoeira do lado direito da estrada (10km de Teresina). Reduzir e cruzar a estrada e pegar a de Terrinha (seguir as placas)

É uma cachoeira de praia Branca e Água Preta. (ficar 1h ou menos).

- 2° Cachoeira dos Cristais - 10 reais por pessoa.

A Cachoeira dos Cristais é formada por várias cachoeiras charmosas, com diversos recantos para nadar, banhar-se em duchas naturais e tomar sol com uma bela visão da Serra da Baliza e do Vale do Moinho. Localizada a aproximadamente 7 km de Alto Paraíso, nossa trilha tem vários níveis de dificuldade, iniciando no “Poço da Vovó” (ideal para crianças e idosos) localizado a apenas 200 metros do estacionamento até a Cachoeira “Véu de Noiva” a ultima do complexo. É o lugar ideal para pessoas de diferentes idades e condicionamento físico devido a facilidade de acesso.

Seguir em direção a Alto Paraíso- Do Poço Encantado para a Cachoeira dos Cristais aprox.70-80km.

Novamente atentar para a placa a direita da pista (Cachoeira dos Cristais).

Cruzar e entrar na estradinha de terra onde esta indicando a placa.

Sempre olhar as placas.

Cachoeira dos Cristais tem várias (Poço da Vovó, Véu da Noiva e Cachoeira da água fria).

(Curtir os Cristais ate no Maximo até as 16hs).

Já na região de Alto Paraíso:

- Se der tempo, ir para até Lokinhas - lindas - 10 reais por pessoa.

A cachoeira das Loquinhas é de facílimo acesso e se encontra a apenas 4Km da cidade de Alto Paraíso. Como chegar: Ir até a praça do bambuzal, entrar à direita em uma estrada de terra – seguir as placas. A estrada é boa, cruza por dentro de um córrego de pouca água e por uma ponte em outro córrego de águas cristalinas que vale uma pausa para curtir. Depois de 2km, entra-se na propriedade particular da fazenda onde está a cachoeira e tem mais 2km de pedalada tranquila. A estrada corta a mata nativa do cerrado e tem uma bela vista de grandes montanhas da chapada.Para se chegar às cachoeiras é muito tranquilo. São duas trilhas que levam a duas sequências de cachoeiras diferentes. Dá para visitar todas as cachoeiras em um só dia. As trilhas são feitas de madeira e passam dentro de uma linda mata de cerrado onde é possível avistar pássaros nativos e até alguns macacos. Algumas árvores nativas possuem placas de identificação. A partir das trilhas, têm-se acesso aos poços ou locas (daí o nome Loquinhas), cada um identificado com seu nome em uma plaquinha na entrada.

As cachoeiras são pequenas e não oferecem risco. A água é cristalina e em alguns poços é possível ver e nadar com peixes.

Após ............

- Seguir mais 7 km e entrar em Alto Paraíso. Para conhecer a cidade e come antes de chegar em São Jorge, o vilarejo onde fica a entrada principal do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Chegando em Alto Paraíso entrar na principal à esquerda logo após a pousada Camelot (é um castelo). Primeira rua principal.

Sugestão de lanche típico- Se informar como chegar na Oca Lila (restaurante natureba). Comer sanduiche de butiá.

Mas na rua principal tem vários restaurantes e uma boa pizzaria.

- Após comer, voltar para a Estrada GO118- Alto Paraíso

- Depois do posto Vale da Lua (Abastecer) a primeira a direita na placa “São Jorge- Colinas do Sul” - entrar para São Jorge, desta placa até a Vila de São Jorge- 36km.

Pegar essa estrada (metade asfaltada e metade terra).

Prestar atenção na placa Bem vinda a Povoado de São Jorge (a direita da estrada).


Vilarejo de São Jorge

Pousadas:Existem hospedagens de todos os preços na Chapada, indico acessar ohttp://www.booking.com/region/br/chapada-dos-veadeiros.pt-br.html  para conferir. Eu indico a Pousada Bambu Brasil.

Também gosto muito do camping Kalabura (hhttp://www.portaldesaojorge.com.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=92 ) - limpo e seguro .

Após check in na pousada/camping , procurar os guias no Centro de Apoio ao Turista para fechar os pacotes, eu indico o Juciê – todos conhecem (casa amarela dele fica do lado da Tapioca da Chapada) - Perguntar pela “Segredo expedições” – família de guias, nascidos e criados em São Jorge , muito bons. Com ele poderão montar o roteiro e adequar horários para os passeios e saída para Brasília.

No vilarejo tudo se faz a pé, é tudo pertinho, precisarão do carro para ir ao Parque Nacional e cachoeiras do entorno.

Opções para a noite:

- Forró na casa de Cultura.

- Festa de São Jorge. A cidade fica em festa.( em abril somente)

- Julho/Agosto – festival de cultura, confirmar calendário - vide google.

- Imperdível!!!!!!!!!!! Jantar na risoteria Santo Cerrado (http://santocerradorisoteria.blogspot.com.br/p/risoteria.html) ,do lado do camping Kalabua , só perguntar que todos explicam como chegar. Outras dicas de onde comer em São Jorge: Massas Buritis, Papa lua, Pizzaria Vila de São Jorge, e a Esquina da Tapioca

Raizama - pic by Marco Sobral

Raizama - pic by Marco Sobral

Almécegas





Quarto Dia: Fazenda São Bento/ Almecegas / Vale da Lua ou Raizama ou Cachoeira do Segredo ( trilha mais pesada e com guia) e Vale da Lua ou Raizama.

Acordar 6:30hs. - Café da manhã as 8:00  - Sair as 8:30hs da pousada.

Para as Cachoeiras do Segredo, é   imprescindível contratar um guia, sugiro o Juciê, a família dele é proprietária das terras e é um excelente guia. Se acordarem cedo, dá para fazer o segredo até umas 15 horas e depois conferir o Vale da Lua.

Depois de São Jorge são 14 km até a fazenda do Claro, deixar o veículo. São 8 km de trilha cruzando o Rio São Miguel e mais 7 vezes o Rio Segredo e de repente encontra-se o espetáculo.

- Para Almécegas – não precisa de guia, seguir de carro até Cachoeiras da Fazenda São Bento – estrada principal sentido Alto Paraíso – bem sinalizado - 10 reais por pessoa Impreterivelmente conhecer Almécegas I primeiro ( dá para descer até o poção) e depois a II primeiro. Nível de dificuldade fácil.

A entrada das 3 cachoeiras que você consegue curtir em um dia inteiro custa R$ 10,00. Não precisa de guia.

Colocar a pulseira para as Almécegas I e II. (andar de carro 3 km e estacionar). Andar até as cachoeiras – trilhinha sempre de terra e impossível se perder se seguí-la direitinho igual João e Maria.

Quando voltarem, dependendo da hora, caso não tenham outro dia para conhecer o Vale da Lua, vale abortar o poço de São Bento ainda dentro da Fazenda São Bento existe uma outra atração que é o voo do Gavião, a tirolesa considerada umas das maiores do Brasil. Permite a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens por ângulos diferentes, é uma atividade passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico. O melhor horário para ir é depois de ter conhecido as cachoeiras para ter a sorte de pegar um pôr do sol da tirolesa. O valor é de 50,00.

- Sair da Fazenda São Bento e voltar pra São Jorge, na estrada observar à direita:

Pedra da Baleia;

Parar no seu Valdomiro (tem comida típica e cachaças- comer o matulão - se tiver com fome VALE A PENA!!!);

- Observar a placa Jardim de Maitreia (parar o carro e descer bem na frente da placa, caminhar no máximo dois metros e apreciar o visual – dica- quando estiverem voltando para Brasília, ir no entardecer quando as araras voltam para os ninhos nos Buritis);

-Após almoço se almoçar, ir pro Vale da Lua (8km) e/ou Raizama: 10 reais por pessoa.

Vale da Lua: Vá de preferência à tarde , para boas fotos e vista das araras - De São Jorge são 10 km de estrada de terra, a caminhada dura cerca de 15 min, uns 700m até chegar ao rio. É um dos lugares imperdíveis da Chapada, acompanhando a serra do segredo com seu leito de pedras em formatos arredondados, lembrando as crateras da Lua. Respeitar sempre a barreira de cordas no leito do Rio.

Nível de dificuldade baixo. Não é necessário guia. O circuito tem indicação de saída.

- Voltar para o Povoado de São Jorge e almoçar na Pensão da Nenzinha ou a da Teia (comer ate morrer 24 reais e comidinha sempre quente, independente da hora – geralmente almoçávamos lá pelas 17 h).

Ao voltarem do passeio, seja a opção 1 ou 2, não deixarem de conferir as Águas Termais – sentido colina do Sul – ir à noite – parece um jardim japonês, ir ao anoitecer, para relaxar e curtir a luz da lua.Como chegar:De São Jorge para Águas termais aprox. 15km.Não entrar na placa de águas termais 500m antes a esquerda! Entrar logo depois à direita (tem placa) - 15 reais por pessoa.

Almécegas - pic by Marco Sobral 


Vale da Lua - pic by Marco Sobral 

Quinto dia – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros- trilha Salto do Rio Preto e Corredeiras ou Canyons – escolham com o guia, ambas são fantásticas, mas na falta de tempo aconselho fazer a primeira trilha, que é cartão postal da chapada e dá para curtir bem as cachús.

O Parque da Chapada dos Veadeiros  fica a mais ou menos 1 km da vila de São Jorge - existem 2 trilhas principais. A trilha dos saltos do Rio Preto e a trilha dos Cânions. A distancia de ambas é de  aproximadamente 6 km e cada passa por diferentes atrações - vide  http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros///

Salto do Rio Preto - pic by Marco Sobral


Qualquer dúvida ou maiores dicas, só teclar! 


Ver também: http://renataschroeder.blogspot.com.br/2010/09/cachoeira-do-segredo-rio-de-janeiro-ceu.html