quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

FERNANDO DE NORONHA - 2013

Baía dos Porcos e  ao fundo praia da Cacimba - pic by Marco Sobral 
          Outra viagem fantástica foi para  Fernando de Noronha, quando dei o primeiro mergulho naquelas águas cristalinas pensei : “Como demorei tanto para conhecer esse lugar!!!!”. Valeu cada centavo pago, não é uma viagem barata, mas é viável, não conheço ninguém que sai  de lá sem a vontade de voltar!!!!!

pic by Marco Sobral
Fique de olho das promoções do site http://www.melhoresdestinos.com.br/. Compramos nossa passagem por aproximadamente   R$ 500,00 - ida e volta e voamos de Azul Linhas Aéreas, abro aqui um parênteses para tecer meus elogios à Azul – costumamos comprar passagens via sites de promoção, até então nunca havia dado problema,  mas ao chegarmos ao Aeroporto Galeão ( Tom Jobim, mas para mim Galeão - forever),  tivemos a surpresa que nosso voo tinha mudado de horário e a operadora Submarino não  havia nos avisado : Fica o alerta, sempre que comprar por sites promocionais de viagens, procure  confirmar com dias de antecedência se houve mudança no horário dos voos, geralmente as companhias comunicam tais alterações às operadoras que por sua vez, deveriam ligar para todos os  passageiros, porém,  acabam deixando alguns  no vácuo, no caso... nós.  Enfim, quase chorando ao vislumbrar a perda da viagem , perguntei ao  funcionário da Azul o que poderia ser feito e ele foi super solícito, a Azul não só nos encaixou em outro voo, como garantiu  hotel em Recife e trocou nossa data de volta para não perdermos a diária da ilha, já que não chegaríamos no arquipélago na data prevista – apesar da responsabilidade solidária poderiam simplesmente ter feito cara de “paisagem”,  nos mandado de volta para casa e que procurássemos a  justiça. Resolvido o problema,  embarcamos, e voamos rumo ao tão  sonhado arquipélago de Fernando de Noronha.

Baía dos Porcos  - pic by Marco Sobral

        Composto por seis ilhas e 14 ilhotas,  Fernando de Noronha  é a única das ilhas que é  habitada, aproximadamente com  3400 moradores – a administração da ilha é vinculada ao governo de Pernambuco -  fica o questionamento, a fortuna arrecadada deveria ser revertida para a ilha , não é ???? A ilha  está dividida  em duas áreas: a Área  de proteção ambiental  que engloba  30% do território  e onde fica a parte urbana ,  e  a do   Parque Nacional Marinho – outros 70% .

Praia da Baía do Sancho - pic by Marco Sobral
 Antes de viajar, sabendo o número de dias que passará no paraíso,  acesse  o site    www.noronha.pe.gov.br, para fazer sua reserva e pagar a taxa de preservação ambiental - pagamos 253,08 por pessoa - 16/09 a 22/09/2013 – assim  evitará  a enorme fila que se forma na hora do  desembarque! O site também fornece muitas informações sobre a ilha.


 Para conhecer a área do Parque Nacional Marinho (ICMBIO - www.parnanoronha.com.br)  é preciso pagar o ingresso de acesso, fica a dica: Assim que desembarcar na ilha, chegando na Vila dos Remédios,   passe no quiosque do parque , localizado na pracinha principal  e compre o voucher do Parque - 150 reais gringos e 75  reais para brasileiros, sendo válido durante toda sua estada na ilha.  O  ingresso é  individual e garante  acesso a todas as áreas de visitação  públicas  do Parnamar – pelo menos nesse lado da ilha ,  temos o  feed back do valor que pagamos, os  acessos à  baía dos golfinhos (onde ficam os biólogos);  aos mirantes ; às  Praias do Sancho e Cacimba do Padre são  quase todos de deck,com placas indicativas, educação ambiental e fiscalização ,  ao contrário da área da  mantida pelo governo de Pernambuco, que não  obstante a beleza das praias,  localizadas na área da APA  está  totalmente abandonada, acessos às praias não conservados, a parte histórica semi-abandonada e com lixo, e pasmem, até  indícios de esgoto caindo nas praias urbanas ! 
pic by Marco Sobral 
Para  quem não conhece a ilha,  sugiro fazer o  passeio  de barco “ilhatour” no primeiro dia, assim terá uma visão geral da ilha e das praias que irá visitar. Para os demais dias, aluge um buggy e  saia dirigindo pela ilha – destaque para a BR 363, menor rodovia federal do Brasil –rs.  Com exceção das praias do Cachorro, Meio  e Conceição, que ficam na Vila dos Remédios, as distâncias são grandes para se percorrer a pé, principalmente se tem pouco tempo e quer aproveitar ao máximo as belezas do lugar.  


Os pontos turísticos estão bem indicados e são de fácil acesso. É muito simples desbravar a ilha, com exceção da trilha grande do Atalaia, as outras trilhas são tranquilas para se fazer sem guia – se  vc. tem apenas uma semana e quer curtir tudo – alugue o buggy e se jogue!!! Como o maridão já era “local” em Fernando de Noronha, não me preocupei muito como roteiro, para quem não conhece, vale pegar o mapa da ilha,  as sugestões de passeio de barco e  mergulho e no montar seu próprio roteiro de acordo com as aptidões físicas  e tempo.

retirado da internet

PRAIAS E PONTOS TURÍSTICOS

PRAIAS : Do lado do “ mar-de-dentro”, entre o arquipélago e o Brasil, além da Baía dos Golfinhos, estão Ponta da Sapata;   Baía do Sancho - 1º lugar das top praias do Brasil;  Baía dos Porcos; Praia da Cacimba do Padre; Praia da Quixabinha; Praia do Bode; Praia do Americano; Praia do Boldró; Praia da Conceição; Praia do Meio; Praia do Cachorro (destaque para a casa do “Au Au”, um cara com o cabelo vermelho super simpático, sua casa fica quase na areia,  gostávamos  de ficar na frente da casa, para ouvir a boa música que por lá rolava – bossa nova e legião urbana com aquele visual -  inesquecível); Praia da Biboca e Baía e Praia do Porto. Como falei anteriormente,  fomos em setembro,  este lado  estava sem ondas, o que proporcionou  mergulhos com snorkell  inesquecíveis e seguros, coisa que no verão fica difícil por conta das ondas. Além disso,  com o mar tranquilo,  o acesso entre as praias é mais viável e tranquilo.
Praia do Cachorro - pic by Renata Schroder


Praia da Conceição - Pic by Marco Sobral

Praia do Cachorro - entardecer- pic by Renata Schroder 
pic by Marco Sobral 
     Do  lado do  "mar-de-fora",  entre o arquipélago e a África  ficam  a Ponta da Air France;Enseada da Caeira;Buraco da Raquel; Praia de Atalaia; Praia Sueste; Ponta do Leão;  Ponta das Caracas, além dos  mirantes pelo caminho indicados.
Fauna - Pic by Renata Schroeder 

Praia Sueste

Mirante  para a Baía do Porto - pic by Marco Sobral 
PONTOS TURÍSTICOS

01- PALÁCIO SÃO MIGUEL
02- IGREJA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
03- MEMORIAL NORONHENSE
04- FORTE  NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS – acordar cedinho para ver o sol nascer, lá também ficam os biólogos contando os golfinhos que chegam na baía da praia do Porto, também é um excelente lugar para se observar o por do sol ( obs. fomos em setembro)
05-CAPELA DE SÃO PEDRO
06- FORTE  SANTO ANTONIO
07- MUSEU DO TUBARÃO – lá provamos o tubalhao ( bolinho de carne de tubarão)
08- AUDITORIO DO TAMAR – na primeira noite passem lá e peguem  a agenda de palestras , vale conferir, muito interesssante.
09 - CAPELA DA QUIXABA
10 - FORTE SÁO PEDRO DO BOLDRÓ
11 - CACIMBA DO PADRE
12 - FORTE DO SUESTE
14 - BAR DO CACHORRO
15- MIRANTE DO BOLDRÓ – lindo por do sol
16- MIRANTE DOS GOLFINHOS  - acordar cedinho para ver o nascer do sol e golfinhos;
17- MIRANTE DO LEÃO
18-MIRANTE DO SANCHO
19- BURACO DA RAQUEL
Mirante do Boldró - pic by Marco Sobral

batismo - pic by fotógrafa da Atlatis Divers

Nascer do Sol do Forte dos Remédios - pic by Renata Schroeder
Algumas dicas: 

ALUGUEL DE BUGGY - Alugamos com o Fellipe - tel. 81- 92455323; 99014324 E 88103788 - 90 reais por dia  em setembro de 2013

POUSADA: SOLAR  DAS ANDORINHAS – www.booking.com ou http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/pousada_solar_das_andorinhas_fernando_de_noronha.php  -  Limpeza , simplicidade e hospitalidade são adjetivos que definem a Pousada Solar das Andorinhas. Café da Manhã simples, mas completo com ovos, tapioca, geleias, bolos e pães. Além de sucos com frutas típicas. Destaque para as funcionárias, sempre dispostas a nos ajudar. Adoramos.

RESTAURANTES:  FLAMBOYANT,( VILA DOS REMEDIOS)  GINGA BAR, ZÉ MARIA E XICA DA SLVA) ; PIZZARIA - EMPORIO SÁO MIGUEL – A comida em Fernando de Noronha é cara em qualquer restaurante,  ficávamos no esquema de comer bem no café da manhã  e apenas jantar,  muitas vezes almoçávamos na  barraca das Gêmeas,  praia da Cacimba, o peixe assado na folha de bananeira com acompanhamentos é delicioso – boa opção com preço justo. Reserve uma noite para a orgia alimentar no restaurante do Zé Maria - http://www.pousadazemaria.com.br/, preço salgado , mas vale quanto pesa, rs!!!!

BARES: BAR DO CACHORRO, FORTINHO DO BOLDRÓ, BARRACA DAS GÊMEAS

MERGULHO: ATLANTIS DIVERS  - http://www.atlantisdivers.com.br/index1.html
PAGAMOS 660 - ILHA TOUR - BARCO - MERGULHO - BATISMO E PRANCHA

ARTESANATO: ARTE NORONHA - TERMINAL TURÍSTICO DO CACHORRO – DO LADO DO BAR DO CACHORRO NA VILA DOS REMÉDIOS

MARCAR A PRAIA DO ATALAIA - QUANDO FOMOS, MARCAMOS  NO ESCRITÓRIO DO CENTRO DE VISITANTES DO ICMBIO - PRACINHA DO PROJETO TAMAR -   AL DO BOLDRÓ S/S DE 08 AS 22 HORAS - CONFIRMAR  HORARIO

Overdose de "Não deixe"

       Não deixe de conhecer todas as praias, em sete dias dá tempo de conhecer e curtir bem;  não deixe de  fazer as trilhas aptas ao seu condicionamento físico - as do Atalaia são imperdíveis; não deixe de curtir o nascer e por do sol em todos os mirantes (um por dia);  de acordar muito cedo para observar os golfinhos chegarem nas baías junto com o sol -  de quebra  bater um papo bem legal  com os estagiários do ICMBio (  mirante do forte dos remédios e também baía dos golfinhos); não deixe  de mergulhar com snorkell em todas as praias e curtir a diversidade marinha – se puder, faça o batismo também – vide dicas abaixo.  Não deixe  de sentar na pracinha da Vila dos Remédios -  conversar com os moradores,  observar a Lua ,  fazer orgia alimentar no Zé Maria; não de comer peixe assado na folha de bananeira da barraca das Gêmeas – praia da Cacimba,  não deixe de  sair andando pelas praias - é possível  andar da Cacimba até Conceição – se tiver disposição -  imperdível;  não deixe de  curtir um  entardecer na  praia urbana da Conceição, lá fazer stand up paddle, caminhar e sentar no quiosque para  um drink;    de curtir as festas locais; de visitar o Projeto Tamar, enfim,  não deixe de deitar na areia da praia, contemplar  aquele mar e céu azuuuiiissss e agradecer por estar num verdadeiro paraíso!!!!!  Ps: Não deixe de trazer o lixo que puder de volta! 

pic by Marco Sobral 



2 comentários:

Deixem seus comentários e dúvidas por aqui!!!!