quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pense verde!!



Sempre quando toco neste assunto, me lembro da velha história do beija-flor, que durante um incêndio na floresta , diferentemente dos outros animais, que procuravam fugir daquele inferno, com toda sua fragilidade, voava até ao lago e, com o seu pequenino e aguçado bico, recolhia, uma a uma, lentamente, gotinhas de água atrás de gotinhas de água e ia deixando cair sobre o incêndio que se espalhava, ao ser indagado pelo elefante sobre a insignificância de seu ato, a pequena ave respondeu: “Pelo menos estou fazendo a minha parte”.


Não há como atribuir a responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável apenas aos Governos (óbvio que eles têm papel importantíssimo), é dever de todos nós ! Os ambientalistas ressaltam os três “erres”: Reduzir, reutilizar e reciclar, pequenos verbos que colocados em prática provocam grandes mudanças.

Comece com o básico, em sua casa, reduza o consumo de água e de energia; separe o lixo seco do molhado; consuma embalagens recicláveis (o copinho de plástico do trabalho pode ser trocado por uma caneca, que tal dar uma caneca de presente a cada colega do trabalho???); evite o desperdício de alimentos; dê nova utilidade aos materiais candidatos ao lixo, como aquela velha garrafa de vidro que pode virar uma luminária ou um vaso; as garrafas PET têm diversas utilidades; os restos de alimentos podem virar adubo para as plantinhas, as quais, inclusive, podem ser molhadas com água reutilizada, enfim, os resíduos podem vir a se transformar em lindos e novos utensílios.


Você deve estar pensando...”Eu sei de tudo isso!” - Todos nós sabemos!! Mas será que realmente colocamos em prática?????
Você já pensou que o seu lixo bem separadinho pode garantir comida para muita gente?? Basta reparar na quantidade de catadores nas ruas, revirando nossos lixos, que tal dar uma mãozinha a esta galerinha que rala tanto???
Transformação, reciclar é mudar, pensando globalmente e agindo localmente!! Não custa nada a gente cuidar um pouquinho da nossa mãe Terra né!!!

Separe um minutinho antes de qualquer ato de consumo, pense o que comprar, porque comprar e de quem comprar!!! Hoje em dia, o pensamento sustentável acabou ganhando grande espaço na mídia, as empresas, com o intuito de conquistar este novo nicho de consumidores, os conscientes, vêm inovando em seus produtos e com isso o meio ambiente agradece, que tal optar por uma nova postura???
A internet está aí para nos ajudar, são vários os sites que podem nos informar e colaborar com o nosso " pensar verde”!!!!Eu separei alguns deles , vale conferir!!

http://www.ambientebrasil.com.br/
http://www.akatu.org.br/consumo_consciente/dicas
http://www.ambientebrasil.com.br/
http://www.ecopop.com.br/
http://www.idec.org.br/especial_meio_ambiente.asp
http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=127


http://www.comlurb.com.br/