sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Minha vida é andar por este país.....





CACHOEIRA DO SEGREDO

Rio de Janeiro, céu parcialmente nublado, umidade normal, o carioca passou por curto período de seca que me fez lembrar de Brasília, da grande temporada, quase seis meses, em que a seca massacra não só a população, como o grande e lindo bioma que é o Cerrado.
Hoje o post vai para o Planalto Central, onde na época da secura a galera corre para curtir as inúmeras cachoeiras de beleza exuberante, cada uma com uma peculiaridade especial!!!Hoje deixo aqui alguns dos lugares em que andei por este "Brasil de meu Deus" e que pouca gente conhece quando o assunto é Chapada dos Veadeiros, chama-se Cachoeira do Segredo, pertinho da vila da São Jorge, imperdível!!!!
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros já é um grande conhecido dos ecoturistas, quando por lá trilharem, conheçam esta cachú, fica 14 km depois de São Jorge, sentido Colinas do Sul, numa entrada à esquerda da pista sigam até a fazenda do Senhor Claro.
Quando fomos, perguntei o porquê do nome, daí me informaram que além do rio se chamar Segredo, a trilha para lá durante muito tempo era conhecida por poucos, daí misteriosa. Verdade ou não, ao cruzar treze vezes o rio, descobri mais um dos mágicos segredos do Cerrado, foram 08 km de trilha cruzando o Rio São Miguel, depois o Rio Segredo, percorrendo mata ciliar, nadando em lindos pocinhos, curtindos lindas flores, passando por veredas maravilhosas até chegar ao poção onde se abre um grande vão e pode-se avistar o grande corte na rocha por onde cai essa linda cachoeira, acredito que são quase 50 metros de queda, levantando o astral e energia de todos que nela mergulham.
Quando forem até a Chapada, não deixem de visitar. Abaixo das dicas, postei um link com algumas fotinhos de lá, e achei no youtube um vídeo, confiram.

DICAS:

Procurem o Juciê na Vila de São Jorge , ele e sua família são guias da região. Procurem por eles   no CAT - Centro de Apoio ao Turista, que fica na pracinha de São Jorge, são moradores da região, além de conhecerem bem as trilhas, temos a oportunidade de bater um papo legal e conhecer um pouco mais sobre as histórias da Chapada,sobre  pessoas que por lá vivem.

Procurem ir de carro para economizar energia.

Levem um lanchinho pq. felizmente não tem comércio por lá.

Para maiores dicas e informações sobre a chapada é só gritar no meu e-mail, no que puder ajudar, estarei lá!!

fotos no facebook - Renata Schroeder Domingues de Moraes
http://www.youtube.com/watch?v=YVT6xCpLaAQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários e dúvidas por aqui!!!!