quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vamos correr???








Galera , estou muito feliz!! Mês passado consegui superar um obstáculo, correr os 21 km da Maratona Internacional do Rio de Janeiro, num bom tempo. Não sou nenhuma “queniana”, mas para mim foi uma grande vitória. Fiquei pensando sobre isso e resolvi postar para incentivar muitos dos meus amigos que, como eu, são atletas de fim de semana.
Tudo começou há exatos 08 anos, quando no limite da obesidade, comecei a fazer caminhadas, porém como já estava acostumada a caminhar nas trilhas, vi que para perder peso seria fundamental aumentar a intensidade, ou seja, enfrentar o grande fantasma que, à época, era para mim correr.
Comecei de poste a poste, no Parque da Cidade em Brasília, e fui correndo, correndo, correndo...Com os amigos, com a Mivvi, sozinha, no sol, na chuva, até mesmo com toda a secura , e não parei mais. Minha primeira maratona? A da inauguração da 3ª Ponte do Lago Sul.
Mudei para a Cidade Maravilhosa e continuei nas corridinhas!!!Não virei atleta, por várias vezes dei intervalos de seis meses ou até mais, porém, sempre que eu podia voltava a correr na praia para pelos menos continuar a fazer 06 km básicos.
Este ano voltei a praticar, comecei devagar e agora estou correndo, seja na praia, na Lagoa, nas Paineiras, enfim, até na esteira da academia eu corro, o que tem me ajudado a perder peso, controlar minha TPM, ficar mais alegre ( serotonina na veia), respirar melhor, enfim, viver melhor!!!
Todos sabem que para ter uma vida saudável, além da alimentação (meu calcanhar de Aquiles), a prática regular de exercícios é importantíssima para prevenção de doenças e retardar o “relógio biológico” do envelhecimento. Eu quero ser uma velhinha saradérrima e com muita disposição para fazer a travessia Petrô-Terê - forever and ever!!!

Qualidade de vida gente, vamos correr!!!!! Para tal esporte não existe limite de idade, o pré-requisito é boa vontade e o compromisso com a saúde. Além disso, sempre procuro correr nos parques, na praia, na lagoa, enfim, com total inteiração com a natureza, pois uma boa corridinha é um tempinho que acabamos automaticamente meditando e pensamentos bons começam a fluir. Eu me viciei, a corrida garante ótimos resultados,uns já escritos acima, outros só correndo para conhecer, força na peruca galera!!! Deixo aqui algumas dicas e alguns sites interessantes com a agenda das maratonas, partiu????


DICAS:

Não deixe de fazer uma avaliação física antes de iniciar um programa de corrida.
Alongue-se antes e depois da corridinha.
Escolha um tênis legal, adequado, existem vários caríssimos, mas encontramos muitos com bom preço, inclusive da Mizzuno, que acho uma excelente marca.
Antes de correr, alimente-se bem, dê preferência a pães integrais, frutas e grãos.
Para quem quiser, na lagoa existem vários grupos de treinamento de corrida, o que nos estimula.
Procure fazer musculação, para fortalecer os músculos que sustentam o joelho.
Não se afobe em aumentar distâncias ou a velocidade isso vai fluindo naturalmente e gradativamente, mesmo a marcha atlética tá valendo!!
Não corra todos os dias, para evitar sobrecarga.
Sabe a dor de veado??? Então, é normal, principalmente quando estamos começando, chama-se flato e ocorre porque o diafragma não está costumado com as subidas e descidas que as contínuas passadas da corrida provocam, diminua a velociade, vá respirando profundamente que ela melhora!!À medida que seu condicionamento físico aumenta ela desaparece.
Ah, uma boa musiquinha sempre ajuda a animar!!!

SITES:

www.ativo.com (http://ativo.uol.com.br/Default.aspx)
http://www.webrun.com.br/home/conteudo/calendario
http://www.yescom.com.br/yescom/
http://www.podcorrer.com/2010/01/02/calendario-2010-de-corridas-de-rua-no-rio-de-janeiro-rj/

2 comentários:

  1. Errata: " total interação" - erro de digitação,hihiihi

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Rê!! Vou tentar me animar e pegar o pique com você...beijos

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e dúvidas por aqui!!!!