quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pirenópolis

Este mês levei o maridão para conhecer  um dos  cantinhos deste país que considero bem especial,  a aconchegante Pirenópolis em Goiás, circundada pela Serra dos Pirineus e brindada com lindas cachoeiras!!

Melhor programação: Curtir as cachoeiras durante o dia , de tardinha almoçar e curtir o entardecer / noite na cidade -   Contemplar, seja no mirante ou na pracinha do coreto,  o céu azul em composição com os buritis é um espetáculo inesquecível.



Não foi à toa  o seu tombamento como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,  andar por suas ruas é voltar ao século XVIII, impossível não  se imaginar no século  passado ao visitar seus casarões e igrejas, dentre eles, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), as Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e de Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia. Além de seus museus,  o  das Cavalhadas e o Museu da Família Pompeu. Ponte sobre o Rio das Almas, Casa de Câmara e Cadeia, Igreja do Carmo, Ponte Pênsil Dona Benta  e as ruínas do garimpo de outro do século XVIII.

Até hoje a cidade oferece algumas festas tradicionais como a festa do Divino e as Cavalhadas, ver agenda no link acima.

Dentre as charmosas ruas, destaco  a Rua do Lazer, a  Rua Direita, dica -  o Armazém da Rua Direita, com  convidativos lounge e área de alimentação,  onde se pode apreciar várias comidinhas e bebidinhas gostosas ,  a Rua do Bonfim, a Rua Aurora e a Rua do Rosário, não se pode esquecer de dar uma paradinha na Ponte sobre o Rio das Almas e na Ponte Pênsil Dona Benta.

A gastronomia é variada, considerada o mais importante centro de turismo gastronômico de Goiás,  é um prazer degustar  as especiarias goianas, como a pamonha, o churros,  o empadão goiano, os peixes na brasa e o arroz com pequi.

A concentração dos restaurantes fica na Rua do Lazer, onde destaco o Empório do Cerrado, mas a cidade possui vários  outros restaurantes e bistrôs em suas charmosas ruelas onde se pode experimentar  cardápios variados e super diferentes.

Minha programação preferida -  as  cachoeiras!!! Dentre várias destaco  a Cachoeira do Abade , as cachoeiras de Bonsucesso, do Lázaro e de Santa Maria estas localizadas na Reserva Ecológica de Vargem Grande,  em todas é cobrada entrada na faixa de 5 a 15 reais por pessoa. No site acima estão elencadas várias outras, além das RPPN’S ( Reservas Particulares do Patrimônio Natural) , como a Vaga-Fogo - http://www.vagafogo.com.br.

Tenho muito carinho por esta cidade, quando eu morava em Brasília,  Piri (carinhosamente chamada) era uma das minhas praias, como chegar???

Saindo de Brasília, são 128 km em uma estrada asfaltada que tem bom estado de conservação. A duração da viagem é, em média, de duas horas. Saindo do Plano Piloto seguindo para a saída de Ceilândia, pela Via Estrutural. Em seguida pela BR-070 passa por Águas Lindas, uns 4 km antes do Cocalzinho dobre a esquerda na BR-414 e mais 21 km você esta em Corumbá. Ao passar perto de corumbá é bom dar uma parada para ver, mesmo da estrada, a belíssima cachoeira do Salto Corumbá. Depois dobre a direita na GO-225 e mais 20 km você esta em Pirenópolis.


De Goiânia são 122 km em estrada asfaltada em bom estado de conservação. Saia de Goiânia em direção a Anápolis por uma moderna auto-estrada a BR-123 são 44 km, bem rápidos e seguros depois são mais 57 km pela BR-414 uma estrada de duas mãos com asfalto em bom estado e sinalização média até Corumbá de Goiás. E finalmente o trecho na GO-225 de 20 km até Pirenópolis.

Quando tiverem um tempinho, não deixem de conferir!!!

Um comentário:

  1. Sou doida pra ir lá, acho uma ótima quando o bebe começar a andar!!!
    Bjkas!!Saudades!

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e dúvidas por aqui!!!!