quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cabo Polonio - Rocha - Uruguai - América do Sul - Planeta Terra


No final do ano, acidentalmente, fomos parar no Uruguai. Na dúvida do que conhecer,   falei com o Marco: Já que estaremos por lá, vamos desbravar o que mais gostamos -  trilhas, vamos nos jogar!! Perguntinha aqui, dica ali, acabamos montando um roteiro interessante, fiquei surpresa com o Uruguai Natural, como chamam  a parte atlântica costeira que vai  até o Chuí, várias praias  selvagens, muitas dunas, vegetação interessante e a constatação de que o povo uruguaio consegue manter seus paraísos, sem funk, sujeira na praia, barraquinhas, enfim, qualquer atividade humana que não combine com apenas curtir a natureza, ihhh.... esqueci do chimarrão, este estava em todas as axilas uruguaias!!!  Enfim, inesperadamente saiu uma excelente viagem de mochilão! 
O primeiro post vai para o Parque Nacional Cabo Polonio, no distrito de Rocha,  com cacracterísticas típicas da zona costeira uruguaia, lá  podemos curtir as dunas transversais,  bosques nativos e os lobos, centenas de lobos marinhos!!!Mais um  paraíso deste mundão de meu Deus!!!!!
Praia da Calavera e suas fantásticas dunas, photo by me

by Marco Sobral.
Estávamos hospedados em Punta del Diablo, sobre o qual falarei num próximo post, mas como era final de ano, os poucos hosteis do vilarejo de Cabo Polonio estavam cheios, por isso resolvemos ir e voltar no mesmo dia, 42 km, pegamos um busão da Ruta del Sol que nos deixou na frente do Parque, onde se pega um jipe 4x4( versão adventure do pau-de-arara), somente esses veículos levam até o vilarejo, saem de hora em hora, sendo que último volta para a entrada do Parque às 19h. 

by Marco Sobral - maridão


Para quem sair de Montevidéo, sem problemas, é só chegar no terminal de Tres Cruces e comprar  passagem para Valizas ou Castellanos ( trës horas e     meia ),  várias companhias fazem o itinerário.

Não há como deixarmos de nos sentir em um programa do  Discovery Channel,  contemplar os lobos e leões marinhos em seu habitat natural, curtindo o sol, todos soltinhos, soltinhos, cheios da amor para dar, nem aí para nós turistas, é uma experiência ímpar que jamais esquecerei !! Vale a pena encarar o fedorzinho de suas fezes amarelas!!!
by Marco Sobral





Todos ficam do lado do farol, o Sendero de los Lobos ou Loberia, quando se desembarca no vilarejo já pode ouvir a algazarra desta galerinha muito fofa!!! 



Alguns ficam fazendo pose para nós??? Nada.... estão apenas curtindo  o sol e achando uma boa posição para isso!!!! A biologia explica melhor este lance do focinho para o alto, mas deixa para um outro post....




Foto by Marco Sobral
Há controvérsias, mas a história mais contada é que o Cabo foi batizado de Polonio por conta de um naufrágio  lá  ocorrido. O vilarejo  surgiu em decorrência da construção do farol na vã tentativa de acabar com as centenas de naufrágios, ocorridos nesta região, uma das mais inóspitas do Uruguai.

    Chegamos umas dez da manhã, ficamos até o meio-dia tirando centenas de fotos dos lobos marinhos, contemplando, subimos no farol, curtimos o visual, depois fomos caminhar na praia, em Cabo Polonio existe a Praia do Sul e a Calaveira, aquela é o visual da chegada, não deu tempo de curtí-la, mas a Calaveira foi bem explorada por nós, fizemos uma caminhada até sua divisa com Valizas, curtimos cada pedacinho da praia,  subindo e descendo as dunas e descansando em sua areia.
by me

No final da tarde fomos almoçar, o vilarejo conta com alguns restaurantes, todos bem praianos,  recomendo o La Perla, onde comemos um risoto ao frutos do mar muito gostoso!! Detalhe,  levem dinheiro pq. nenhum lugar aceita cartão. O La Perla além de restaurante também é uma boa opção de pousada, mas achei meio carinha, quem não curtir hosteis, vale ficar por lá, é bem transadinha.

by me

by me

Adoramos Cabo Polonio e voltaremos, na próxima vez ficaremos hospedados em algum dos poucos hosteis do vilarejo - link acima, afinal, faltou sentar no final da praia, totalmente selvagem, observar o sol se pôr   e esperar o brilho das primeiras estrelas!!!! That's it!!



Praia do Sul, cartão postal que nos recepciona na chegada e na saída nos garante a vontade de voltar!

































Um comentário:

Deixem seus comentários e dúvidas por aqui!!!!